O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) informou, nesta quinta-feira, 18/5, que a cidade entrou em estágio de normalidade, após as fortes chuvas na noite de quarta-feira, 17/5, com inundação em alguns pontos da cidade. Nas últimas 24 horas, foram registrados 67,6 milímetros, tendo a zona Leste como a área mais afetada.
Segundo os registros de Defesa Civil, as áreas mais afetadas ficam na zona Leste de Manaus, contabilizando 14 ocorrências, sendo cinco por desabamento, tendo a comunidade do Grande Vitória como a mais atingida.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para esta quinta-feira, 18/5, é de pancadas de chuva em áreas isoladas.
O estágio de normalidade, primeiro em uma escala de cinco, significa que não há ocorrências de grande impacto. Neste estágio, podem ocorrer pequenos incidentes, mas que não interfiram, de forma significativa, na rotina do cidadão.
Alagamentos
Após a forte chuva que caiu em Manaus na noite dessa quarta-feira, 17/5, várias ruas e casas ficaram alagadas. Moradores registraram, através de vídeos, alguns pontos críticos de alagamentos. A Comunidade da Sharp, na zona leste, é um dos locais em que as águas atingiram casas.
De acordo com o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ainda na noite dessa quarta-feira, a capital ficou em estágio de Mobilização. O devido estágio é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto.
"Nas últimas 12 horas foram registrados 62.7 milímetros de chuva, tendo a zona Leste como a área mais afetada no momento. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores", diz nota do CCC.