Borba (AM) – A Marinha do Brasil deu início à Operação “Ordem nos Rios”, com foco na fiscalização intensiva de embarcações que trafegam pelo rio Madeira, um dos principais corredores hidroviários da região Norte. A operação, que vai até o dia 22 de julho, busca melhorar o ordenamento do tráfego fluvial e garantir mais segurança às embarcações, tripulantes e passageiros.
A iniciativa ocorre em resposta a demandas crescentes por mais rigor na navegação fluvial, diante do aumento no número de comboios de balsas e embarcações de grande porte, que circulam diariamente pelo rio. A ação é coordenada pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e pela Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), com foco em pontos estratégicos próximos aos municípios de Borba (AM), Humaitá (AM) e Porto Velho (RO).
Durante a operação, equipes da Marinha realizam inspeções navais e campanhas de conscientização, abordando condutores e passageiros para reforçar a importância do cumprimento das normas de navegação e da manutenção da segurança a bordo.
As inspeções têm como objetivo verificar uma série de critérios técnicos e operacionais, como:
Presença e correta sinalização de coletes salva-vidas;
Quantidade e validade dos equipamentos de salvatagem, como boias e extintores;
Verificação da documentação da embarcação e habilitação dos condutores;
Respeito aos limites de lotação;