Maués (AM) – Maués, município amazonense localizado a 250 quilômetros de Manaus, com uma população de 61.204 habitantes, foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional do Guaraná. O título foi oficializado nesta terça-feira, 23/9, com a publicação da Lei nº 15.216 no Diário Oficial da União.
A nova legislação, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e pelos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Margareth Menezes (Cultura), consolida a importância histórica, cultural e econômica do município na produção e na celebração do guaraná.
A lei teve origem do Projeto de Lei (PL) nº 2913/22, do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), e foi aprovada no Senado com parecer favorável do senador Plínio Valério.

Com sementes ricas em cafeína, a planta amazônica traz propriedades estimulantes semelhantes ao café, chá-mate e cacau. Seu extrato é utilizado em cápsulas, chás, energéticos e alimentos.
Com o reconhecimento, políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural podem ser estimuladas, com o objetivo de beneficiar agricultores familiares e comunidades indígenas. No local, é realizado, ainda, todos os anos, a tradicional Festa do Guaraná, que celebra a cultura e lendas em torno do fruto.