Em uma visão otimista, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse esperar ainda neste ano a liberação da licença prévia para asfaltamento do trecho do meio (km 250 ao km 655) da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).
O ministro afirmou ao senador Plínio Valério (PSDB), que foi recebido por ele nesta quarta-feira (25), que aguarda a licença prévia por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até dezembro.
“A gente tem audiência pública em setembro, depois disso tem esse tempo de análise das contribuições e é o que falta para que o Ibama possa se manifestar em relação à licença. Eu estou otimista para que até o final do ano a gente possa ter licença prévia no trecho do meio da BR-319”, afirmou Tarcísio.
Ele ainda disse que a pasta está fazendo uma alocação de recursos ao projeto de lei orçamentário para gastar nas obras no ano que vem.
“A bancada do Amazonas tem sido muito parceira do governo federal com relação a alocação de recursos para essa obra que é importante e prioritária. Tenho certeza de que a aliança entre Executivo e Legislativo, nesse caso, será fundamental para a gente avançar”, disse o ministro.
Freitas também falou sobre as obras dos primeiros 52 quilômetros no trecho C (km 177,8 até o 250) já em execução. No local, estão sendo feitos bueiros para começar a terraplenagem dos primeiros quilômetros.