O Ministério Público do Paraná (MP-PR) cumpre 10 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, 65 anos. O gestor está envolvido na polêmica contratação da sogra, cuja esposa tem apenas 16 anos. Após a má repercussão, a mãe da adolescente, Marilene Rode, foi exonerada.
Os mandados são cumpridos em Araucária e na capital Curitiba. Entre as promotorias envolvidas, está o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As ordens foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) devido ao foro do prefeito.
O MP investiga supostos crimes contra a administração pública. O órgão informou que o caso tramita em segredo de justiça. A Band apura quais locais foram alvos da apreensão.
Leia a nota do MP na íntegra
O Ministério Público do Paraná, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Promotorias de Justiça de Araucária (com atuação nas áreas da Infância e Juventude e da Proteção ao Patrimônio Público), cumpre na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, nas cidades de Araucária e Curitiba dez mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
O cumprimento dos mandados acontece no âmbito da Operação Scambio – cuja investigação, autorizada pelo Tribunal de Justiça em razão do foro por prerrogativa de função de um dos investigados, o prefeito de Araucária – foi instaurada para a apuração de possíveis crimes contra a administração pública, entre outros. O procedimento investigatório criminal da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos tramita em segredo de justiça em razão da natureza dos delitos investigados.
O casamento
O prefeito se casou em 12 de abril. No dia seguinte, nomeou a sogra, Marilene Rode, para um cargo de liderança na Secretaria Municipal de Cultura.
A adolescente ficou conhecida pela disputa do concurso Miss Araucária. Em 2022, foi eleita 2ª Princesa Teen, categoria para meninas de 15 a 17 anos. Ela frequenta uma escola cívico-militar da cidade.
No Brasil, é permitido que um menor de idade case contanto que tenha a autorização dos pais ou responsáveis legais, que foi concedida pela família da menina.