Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 3º e 5º Batalhões de Polícia Militar (BPM) de Tefé e Coari, apreendeu duas toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína, na zona rural de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus). A operação foi desencadeada na segunda-feira (24), após patrulhamento fluvial ostensivo das equipes no Rio Solimões, durante operação de combate ao narcotráfico, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Em coletiva de imprensa no Comando-Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, o comandante-geral da corporação, coronel PM Klinger Paiva, explicou que a apreensão é fruto do trabalho integrado e reforçado do Sistema de Segurança.
“Ali na região do Alto Solimões as nossas equipes, a comando do tenente-coronel Pedro Moreira, estavam em patrulhamento nas proximidades de Fonte Boa e abordaram uma embarcação em atitude suspeita que atentou contra a nossa equipe policial. Houve uma troca de tiros, eles fugiram e deixaram a embarcação com o material”.
Com a apreensão registrada nesta semana, a Polícia Militar do Amazonas chega a 8 toneladas de entorpecentes apreendidos somente este ano. “Isso se soma a todo um trabalho que o Sistema de Segurança tem feito, juntamente com os nossos parceiros da Polícia Civil”, destacou o comandante-geral da PMAM.
Além das 2 toneladas de maconha skunk e cocaína, a operação apreendeu também a lancha usada pelos suspeitos. A ação policial representa um prejuízo estimado em R$ 30 milhões ao crime organizado.
As drogas, após serem apreendidas pela Polícia Militar do Amazonas, foram apresentadas na 55ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Fonte Boa e encaminhadas para a perícia em Manaus.