Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 69ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), com apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil de Rondônia (PC- RO), Polícia Militar do Acre (PMAC), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), deflagrou, nesta terça-feira (16/12), a Operação Fênix que resultou no cumprimento de mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão contra homens, entre 19 e 57 anos, além de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar e seis medidas assecuratórias de sequestro de veículos. As ações ocorreram nos municípios de Guajará, Cruzeiro do Sul, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia.
De acordo com o delegado Adenilson Carlos, da 69ª DIP de Guajará, a operação teve como objetivo o desmantelamento de uma organização criminosa que atuava no município.
“A investigação foi iniciada em agosto de 2024, com o intuito de apurar condutas criminosas como tráfico e associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, sequestro, tortura, extorsão e homicídios correlatos ao chamado tribunal do crime”, destacou o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial, os alvos da operação exerciam funções de cúpula e liderança no grupo, que mantinha uma estrutura hierárquica, com atuação estável e permanente entre os estados, possuindo vínculos em Guajará (AM), Cruzeiro do Sul (AC) e Porto Velho (RO).







