Manaus (AM) – Fernando Batista de Melo, de 48 anos, é procurado por matar o filho Manoel Franco de Melo Neto, de 3 anos, nesta quinta-feira (22), no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus. Laudo do Instituto Médico Legal (IML), divulgado nesta sexta (23), confirmou que a causa da morte foi asfixia mecânica, descartando o uso de faca relatado inicialmente.
De acordo com informações da polícia, o crime foi motivado por vingança contra a ex-esposa após cobrança de pensão. O assassinato ocorreu na residência do avô paterno da criança, no Cidade de Deus. Por volta das 18h, Fernando trancou-se no banheiro com o filho sob o pretexto de dar banho no menino. Após 30 minutos de silêncio, o avô forçou a entrada e encontrou a criança sem vida. O suspeito fugiu do local em uma motocicleta e segue foragido.
Houve uma reviravolta na investigação quanto à causa da morte. Inicialmente, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) informou que a criança havia sido esfaqueada e arremessada contra a parede, devido à grande quantidade de sangue no local e a um vídeo onde o pai aparecia armado anteriormente.
Contudo, a perícia técnica confirmou que não houve lesões perfurocortantes ou fratura craniana, atestando o estrangulamento como causa do óbito.
A motivação do crime está ligada à não aceitação do fim do relacionamento e a disputas financeiras. Em outra oportunidade, Fernando foi gravado ameaçando a ex-companheira com uma faca após ela cobrar o pagamento de pensão alimentícia e afirmar que acionaria a Justiça. O casal, que tem outro filho de 10 meses, estava separado desde dezembro de 2025.
Uma força-tarefa policial, com apoio de helicóptero, realiza buscas na Zona Norte de Manaus. Além das autoridades, apurou-se que uma organização criminosa também decretou a morte de Fernando e, paralelamente, realiza buscas pelo suspeito devido à brutalidade do caso contra uma criança.







