Manaus (AM) – Durante o 57º Festival de Parintins, que acontecerá de 28 a 30 de junho, o tráfego aéreo na ilha tupinambarana alcançará mais de 100 operações diárias. Ou seja: mais de 300 voos nos três dias.
Normalmente, o Aeroporto Regional Júlio Belém, em Parintins, opera três voos semanais regulares e controla o movimentos de pequenas aeronaves no local.
Para assegurar que todas as aeronaves e passageiros cheguem e partam com segurança, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) está mobilizado. Sob a coordenação dos Tenentes-Coronéis Luiz Mário de Arruda Victório Junior e Edilson Santanna, a missão contará com 35 militares especializados em áreas técnica e operacional.
“Estamos preparados para garantir que o festival ocorra sem contratempos no que diz respeito à segurança aérea”, afirmou o Tenente-Coronel Luiz Mário de Arruda Victório Junior.
O CINDACTA IV não apenas monitorará o espaço aéreo durante o evento, mas também responderá prontamente a qualquer necessidade operacional que possa surgir durante o Festival de Parintins.
Também estão sendo realizadas diversas ações pelo CINDACTA IV, como a implementação e execução dos serviços de Controle de Aproximação (APP), de Torre de Aeródromo (TWR), de Estação Meteorológica de Superfície Tática (EMS-T), Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação Visual Simplificado (AVASIS) e Sistemas de Comunicação (VHF e SITTI).
—
Com informações do RealTime1*