Uma operação realizada pela Polícia Federal, Receita Federal, Ministério Público Federal e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) cumpre mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 17/11, em concessionárias e locadoras de veículos suspeitas de sonegação de impostos, em Manaus.
Equipes da PF fazem, nesse momento, buscas em diversas empresas. Entre os locais visitados pelos agentes estão uma locadora de veículos na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Sul, duas concessionárias de veículos e uma empresa no edifício The Office, no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul.
Batizada de Operação Francamente, a ação tem o objetivo de desarticular esquema de fraude em benefícios fiscais relativos ao IPI, PIS, COFINS e ICMS concedidos na comercialização de veículos de carga (caminhonetes) que deveriam ser utilizados exclusivamente na Zona Franca de Manaus – ZFM.
Os tributos evadidos com a saída irregular de 373 caminhonetes da ZFM são estimados em R$ 26 milhões. Porém, a estimativa global da fraude, considerando todos os tipos de veículos de carga desviados para as mais diversas regiões do país, pode atingir a cifra de R$ 500 milhões.
Buscas e apreensões
A Justiça Federal no Mato Grosso expediu 23 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em residências e empresas suspeitas de integrarem o esquema. A ordem judicial inclui também o sequestro de bens de um dos investigados.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Manaus/AM, Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT e Tangará da Serra/MT, por 40 integrantes da Receita Federal, cerca de 85 policiais federais, 12 integrantes do GAECO do MT e 12 do AM.