Manaus (AM) – A partir da próxima segunda-feira (19/01), estarão abertas as inscrições para 900 vagas do Programa Bombeiro Mirim (Proebom) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A iniciativa alcança crianças e adolescentes de 8 a 14 anos de idade de 18 municípios do Amazonas.
As inscrições, realizadas presencialmente, seguem até 30 de janeiro. O programa destina 80% das vagas a alunos de famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro Único. Os 20% restantes são para ampla concorrência. No interior, o Programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais.
O edital está disponível no site do CBMAM. O objetivo é trabalhar informações acerca das noções de primeiros socorros e salvamento aquático, educação física, educação de trânsito, proteção ao meio ambiente, prevenção de incêndios, cidadania e ética, além do reforço escolar.
Em Manaus, as inscrições podem ser feitas em três Postos Bombeiros localizados nos bairros Distrito Industrial I, Zumbi dos Palmares, Flores e Cidade Nova, que ofertam um total de 120 vagas.
No interior, os responsáveis devem realizar a inscrição nas unidades fixas do CBMAM no respectivo município, oferecendo 780 vagas no total.
Cidades contempladas:
- Manacapuru
- Iranduba
- Rio Preto da Eva
- Itacoatiara
- Tefé
- Presidente Figueiredo
- Novo Airão
- Humaitá
- Parintins
- Tabatinga
- Apuí
- Tapauá
- Maués
- Manaquiri
- Coari
- Jutaí
- Barcelos
Os endereços das unidades da capital e interior podem ser conferidos no Edital. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, das 8h às 13h30, nas unidades do CBMAM onde o Programa é ofertado. O candidato deve ter nascido entre 9 de janeiro de 2012 e 13 de fevereiro de 2018.
A oferta de vagas para outros municípios aguarda a confirmação das prefeituras.
Documentação necessária
Documentos exigidos no ato de inscrição: preenchimento do formulário de inscrição; documento de identidade dos pais ou responsável; certidão de nascimento do candidato; comprovante de residência atual; comprovante ou declaração de frequência escolar; comprovante de inscrição no Cadastro Único; atestado médico liberando o aluno para atividades físicas; entre outras documentações.
Execução das aulas
As atividades são desenvolvidas em regime anual durante três dias na semana (segundas, quartas e sextas-feiras), entre os meses de março a novembro, com um total de 288 horas de carga horária. A programação ocorre das 8h às 11h, exceto em Iranduba, que possui turmas pela manhã e à tarde, das 13 às 16h.







