País – A astrologia pode ajudar a entender várias coisas, inclusive na vida profissional – como qual profissão combina com cada signo.
Abaixo, o astrólogo do Horóscopo na Band, André Mantovanni, explica qual carreira combina com cada signo, além de destacar os pontos fortes e fracos de cada profissional:
Áries
A ambição é uma característica importante para os arianos e, neste sentido, posições de liderança, funções de autonomia e independência são valorizadas por eles. Arianos precisam se sentir constantemente desafiados e motivados no ambiente profissional. Atividades que envolvam metas e conquistas também podem atrair esse signo. Devem tomar cuidado para não serem obcecados demais com o trabalho e chegarem à exaustão.
Bastante dinâmicos e ágeis, os arianos têm muita iniciativa e gostam de fazer as coisas à própria maneira. Veem no trabalho uma possibilidade de se desafiar, realizando seu potencial e se impondo novas superações continuamente. Por serem bastante ambiciosos, buscarão sempre se destacar para alcançar cargos de mais prestígio e poder.
Podem ser bons militares, atletas, médicos cirurgiões, vendedores, líderes, engenheiros e dentistas.
Touro
Os taurinos se relacionam bem com trabalho e rotina, mas, para isso, é preciso que estejam engajados em atividades prazerosas, que respeitem seu próprio ritmo e por meio das quais possam expressar sua criatividade. Não gostam de sentir que estão desperdiçando tempo ou talentos, e preferem empregos em que possam construir uma carreira contínua e segura.
Touro também tem apreço pela produtividade, o que faz desse signo um dos mais ligados ao trabalho – mas, para isso, a experiência precisa ser agradável no aqui e agora, pois os taurinos não buscam apenas o prazer de alcançar resultados no longo prazo, tiram proveito de todo o trajeto até chegarem onde desejam.
Podem ser bons analistas, economistas, cozinheiros, engenheiros de alimentos, administradores e artistas plásticos.
Gêmeos
Este é o signo mais propenso a trocar de carreira ao longo da vida, em busca de sua verdadeira vocação. Prefere um ambiente de trabalho dinâmico, onde possa expressar sua criatividade e se sentir desafiado. Tem dificuldade para lidar com tarefas monótonas e repetitivas. Por ser comunicativo, persuasivo e pensar com rapidez, gêmeos pode assumir um papel de liderança ou de porta-voz. As profissões comumente ligadas ao signo são aquelas que envolvem estudo, conhecimento e comunicação.
Podem ser bons jornalistas, escritores, professores, livreiros, diplomatas, políticos, guias de turismo e editores.
Câncer
Os cancerianos são bastante obstinados e ambiciosos – eles gostam de se dedicar a uma profissão.
No geral, são bastante emocionais no trabalho e buscam estabelecer seu espaço. Gostam de se sentir úteis e necessários para outras pessoas. Podem ter duas posturas na vida profissional: ou vão encarar o trabalho como mera obrigação, capaz de prover seu sustento e garantir a satisfação das suas necessidades (afinal, este signo é bastante obstinado), ou terão necessidade de manifestar seu senso de cuidado e preservação por meio do trabalho, seja em relação a pessoas, ambientes, história ou cultura.
Na vida profissional, gostam de enfrentar novos desafios, que se tornam fonte de grande motivação. Mas, seu raciocínio emotivo terá dificuldades para lidar com ambientes tóxicos, negativos ou baseados em jogos de poder. O ambiente profissional deve ser um lugar em que o canceriano se sinta em casa.
Podem ser bons veterinários, enfermeiros, fotógrafos, políticos, chefs de cozinha, historiadores, arqueólogos e pediatras.
Leão
Os leoninos gostam de trabalhar com disciplina e muita persistência. Motivação é sua palavra-chave. Quando estabelecem uma relação positiva com a empresa, "vestem a camisa" e dão o melhor de si. Competitivos, líderes e otimistas, têm um poder muito forte para envolver as pessoas ao redor e tornar o ambiente de trabalho leve e agradável a todos (a menos que seja muito rígido, então fará exatamente o extremo oposto).
Os leoninos enxergam o trabalho como uma oportunidade de provar seu potencial e conquistar poder e território. Sempre buscam posições de destaque, prezando pela boa remuneração. As profissões que representam este signo são todas as que envolvem prestígio, além das ligadas à arte, performance e beleza.
Podem ser bons banqueiros, advogados, joalheiros, gerentes, empresários, professores universitários, atores, publicitários e relações públicas.
Virgem
Virgem é um signo diretamente ligado ao trabalho, mas gosta de autonomia para realizar as tarefas à sua própria maneira, buscando sempre um modo de conseguir mais eficiência e resultados. Costuma lidar bem com hierarquias, mas seu senso de organização o faz preferir o trabalho sob os próprios termos. Pode ter dificuldade em lidar com superiores muito autoritários ou controladores.
Desempenha bem todas as atividades que demandam concentração e atenção, além do talento no trato com outras pessoas, afinal, estão sob a regência do comunicativo mercúrio. O ambiente de trabalho deve ser organizado e os virginianos lidam bem com uma rotina estabelecida, preferindo até que seja assim. Podem optar tanto por profissões técnicas, que exijam sua capacidade analítica e avaliativa, quanto por trabalhos mais humanizados e orientados ao cuidado do outro.
Podem ser bons artesãos, bibliotecários ou arquivistas, enfermeiros, médicos, veterinários, nutricionistas e costureiros.
Libra
Apesar de ser um signo ambicioso, o trabalho vem com um sentimento de missão pessoal para libra, que sente ter algo a realizar e manifestar no mundo. Lida muito bem com o trabalho em equipe e prefere as ocupações que estejam em contato direto com pessoas, seja em negociações e discussões, seja no convívio e cuidado do outro.
É um excelente comunicador e pensador, e usará essas habilidades para crescer profissionalmente. Seu senso estratégico também o ajudará a mirar posições mais elevadas para buscar sua ascensão. Sua natureza conciliadora trará facilmente leveza e alegria ao ambiente de trabalho.
Podem ser bons no designer de moda e interiores, na hotelaria, no turismo, na diplomacia, nas relações públicas, como advogados e juízes.
Escorpião
Há uma tendência obsessiva no comportamento escorpiano, por isso, quando está verdadeiramente envolvido no trabalho, dará seu máximo e não medirá esforços para realizar o que precisa. Ambicioso, está sempre procurando conquistar uma posição melhor, seja ela de liderança ou simplesmente de mais autonomia.
Mas, isso não significa que os escorpianos sejam ruins para trabalhar em equipe – gostam bastante de contribuir e se esforçam pela coletividade com seu olhar crítico e analítico. São observadores e detalhistas, o que ajuda muito a executar bem tarefas minuciosas, além de conseguirem com facilidade perceber o universo interior de outras pessoas. Sua habilidade nata de cura e o interesse por temas considerados tabus também podem influenciar na escolha da profissão.
Podem ser bons investigadores, engenheiros, gerentes de crises, psicanalistas, psiquiatras, juízes, policiais e administradores.
Sagitário
Sagitarianos são ótimos companheiros de trabalho porque, além de serem determinados e focados, ainda trazem para o ambiente um clima de alegria e descontração – tudo é vivenciado pelo sagitariano como uma grande festa. Entretanto, por ser um signo de mente muito rápida, há sempre o risco de se sentir entediado, precisando assim ser estimulado constantemente. Este é um signo que se motiva por si só, ou seja, quando vê propósito naquilo que faz, o fará de maneira apaixonada, colocando o máximo de suas habilidades nas atividades que desempenha.
Os sagitarianos conseguem se adaptar bem às mudanças do ambiente profissional e gostam de se atualizar e renovar.
São perfeccionistas e não aceitarão menos que o melhor que sabem ser capazes de fazer. Mas, para tudo isso, é preciso que o trabalho lhes traga satisfação pessoal, pois os sagitarianos não são do tipo que só trabalha pelo dinheiro. É preciso que encontrem na profissão um sentido de satisfação interior.
Podem ser bons diplomatas, guias turísticos, pilotos de aviões, professores, psicólogos, escritores, filósofos e inventores.
Capricórnio
O trabalho, para o capricorniano, é seu território natural, no qual buscará desenvolver todo o seu potencial e onde muitas vezes verá a possibilidade de realização pessoal; por isso, colocará todos os seus talentos à disposição das funções que desempenhar. Os nativos deste signo lidam muito bem com as regras e suas hierarquias, mas são ambiciosos e pleitearão cargos de destaque nos quais possam obter uma boa remuneração e alcançar o topo. Devem tomar cuidado para não deixar de lado outros aspectos da vida por conta dos esforços profissionais.
Podem ser bons como antropólogos, financeiros, administradores, corretores de bolsa de valores, dentistas, dermatologistas, geólogos, diplomatas, engenheiros e matemáticos.
Aquário
Preferem ambientes de trabalho livres, sem muitas regras ou pressão. Gostam de autonomia para executar as tarefas à própria maneira, optando muitas vezes por horários flexíveis e alternativos. Trabalha muito bem sozinho, mas também tem talento para estar em grupos e compor equipes. São excelentes profissionais autônomos. Sua natureza tende para posições de destaque e liderança; comunica-se com clareza e consegue promover o entendimento entre todas as pessoas. Os aquarianos se dão muito bem em áreas ligadas ao conhecimento de forma geral, ao cuidado com o futuro, em tarefas inventivas e criativas, além de bastante dinâmicas.
Podem ser bons astrólogos, inventores, cientistas, radialistas, metafísicos, sindicalistas e educadores.
Peixes
Com seu pensamento "fora da caixinha", os piscianos preferem exercer funções que deem vazão à sua criatividade, intuição e impulsos artísticos. Muitas vezes, enxergam o trabalho como uma atividade idealista com a qual podem contribuir para criar o mundo dos seus sonhos. Muito além de apenas trabalho, para os piscianos, há um senso especial de serviço na vida profissional. Os cargos que exigem constante estudo e aperfeiçoamento também agradam os nativos deste signo, que são naturalmente curiosos e desejam sempre conhecer mais. Também adoram se sentir úteis e necessários.
Entretanto, os nativos deste signo costumam estabelecer limites claros entre sua vida particular e profissional, principalmente quando ocupam posições de liderança e destaque. É nesse contexto que seu ar reservado entrará em cena e eles buscarão se preservar. São os melhores ouvintes do zodíaco e, por isso, têm um talento natural para lidar com outras pessoas. Às vezes podem ter dificuldade em estabelecer um senso de propósito no trabalho, o que fará com que pulem de cargo em cargo sem nunca criar raízes.
Podem ser bons enfermeiros, meteorologistas, marinheiros, psicólogos, homeopatas e assistentes sociais.