Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), apresentou, nesta quinta-feira (24/07), às prisões de David Enzo Ribeiro Alexandre, 19; Gladstone Marco Ferreira de Carvalho, 35; Tiago Vieira do Nascimento, 19; e Williams Duarte da Costa, 18, pelo crime de extorsão mediante sequestro contra um casal, de 42 e 37 anos, proprietários de uma casa de buffet, no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul.
O crime foi praticado na madrugada do dia 6 de julho deste ano, no momento em que as vítimas saíam do estabelecimento.
De acordo com a delegada Deborah Barreiros, titular do 16º DIP, Anderson e Williams trabalhavam como prestadores de serviço para as vítimas, conheciam a rotina do casal e facilitaram a ação que resultou em um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. Na ocasião, uma pessoa presenciou o crime e acionou agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que iniciaram buscas e prenderam Anderson Pinto Castro em flagrante.

“As investigações continuaram na delegacia e confirmamos que o modus operandi funcionou da seguinte forma, o grupo chegou ao local, Anderson e Tiago abordaram as vítimas, que estavam em seu carro, uma pick-up, e as mantiveram no veículo, enquanto David e Williams seguiram em um Fiat Cronos branco. Durante o trajeto, obrigaram o casal a parar em postos de combustíveis, realizar saques em caixas eletrônicos e fazer transferências via PIX”, esclareceu Deborah Barreiros.
Segundo a delegada, posteriormente, os valores transferidos foram enviados para uma conta bancária em nome de Gladstone, também integrante do grupo, embora ele não estivesse presente no momento do sequestro. Imagens de câmeras de segurança, tanto do posto de gasolina quanto do trajeto percorrido, ajudaram na identificação dos envolvidos. As prisões temporárias dos suspeitos foram solicitadas e concedidas pela Justiça.
“Na terça-feira (22/07), foram cumpridas as ordens judiciais em nome de David, Tiago e Williams. Já Gladstone foi capturado na quarta-feira (23/07). Com a prisão dos quatro envolvidos, o caso é considerado solucionado pela Polícia Civil”, finalizou a delegada.
Procedimentos
David, Gladstone, Tiago e Williams responderão por extorsão mediante sequestro e permanecerão à disposição do Poder Judiciário.