Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), deflagrou, na terça-feira (05/08), a Operação RecuperaFone 19, que resultou na prisão de seis homens, de 50, 33, 39, 24, 29, e 21 anos, por receptação qualificada e posse ou porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito.
Durante a ação, seis lojas de assistência técnica foram fiscalizadas, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. Um dos presos já responde judicialmente por receptação e furto.

De acordo com o diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi, em uma das lojas onde foi executada a fiscalização foram encontradas munições de arma de fogo.
“Conseguimos identificar irregularidades nas lojas fiscalizadas, onde localizamos componentes com restrição por roubo e furto. Em uma das lojas foi identificado 14 munições intactas de calibre 9 milímetros, motivo pelo qual o responsável foi preso em flagrante”, disse a autoridade policial.
O combate aos crimes envolvendo celulares tem sido intensificado com as operações do programa RecuperaFone, conforme explica o delegado. De acordo com ele, o trabalho integrado da equipe tem sido essencial para desarticular esquemas de receptação e recuperar aparelhos subtraídos.
“Desde a sua criação o núcleo tem atuado de forma precisa para identificar e retirar de circulação quem lucra com o comércio ilegal de celulares. Vamos continuar com ações investigativas firmes, garantindo que os bens cheguem de volta às mãos de seus verdadeiros donos”, frisou o delegado.
Os homens irão responder por receptação qualificada, posse ou porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito e seguem à disposição da Justiça.