Favorita ao título da Copa Africana de Nações, a seleção de Senegal estreou na competição vencendo o Zimbábue, por 1 a 0, nesta segunda-feira 10/01, no Estádio Kouekong, na cidade de Bafoussam, em Camarões.
O gol da partida foi marcado pelo jogador do Liverpool, Sadio Mané, de pênalti. Mesmo com a equipe desfalcada, Senegal garantir a vitória em sua estreia, válida em partida pelo Grupo B. A seleção do país estava bastante desfalcada devido a um surto de Covid-19 em parte dos jogadores.
Dos 28 jogadores relacionados para a competição, o técnico Aliou Cissé, não pode contar com 11 para o jogo. Edouard Mendy, goleiro titular de Senegal e finalista ao prêmio da FIFA de melhor do mundo na posição, não pode participar da partida.
Mesmo com os desfalques, Senegal iniciou o primeiro tempo dominando o jogo, mas a equipe do Zimbábue se recompôs e se impôs no jogo. A primeira etapa da partida acabou com oito finalizações para ós senegaleses e sete para os adversários.
No segundo tempo o jogo começou sem muita intensidade, talvez por conta do calor acima dos 30° na cidade, a equipe de Senegal decidiu se preservar para os minutos finais já que tinha poucas opções para substituições.
Na prorrogação, o volante Kelvin Madzongue, bloqueou na área um chute utilizando a mão, o que resultou em pênalti. Mané converteu a cobrança que deu a vitória a Senegal.