O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, morreu nesta segunda-feira (12) aos 86 anos. Ele estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, desde a última sexta-feira (9). O político estava acompanhado da esposa, Marta Fascina, e dos filhos.
O ex-premiê sido diagnosticado com leucemia e foi hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no mesmo hospital em abril, para tratamento da doença, onde permaneceu internado por mais de um mês.
Na última sexta-feira (9), Berlusconi deu entrada novamente ao hospital para realizar exames de rotina, porém teve uma piora no seu estado de saúde. Ele deixa a esposa e cinco filhos.
Silvio Berlusconi nasceu em 29 de setembro de 1936, em Milão, na Itália. Na década de 1970, construiu um império na mídia italiana, onde implementou sucessos da televisão americana no país. Anos depois, na década de 1990, iniciou a carreira política.
Berlusconi foi eleito primeiro-ministro da Itália, pela primeira vez, em 1994 e ocupou o cargo por quatro mandatos, encerrando em 2011. Ele era líder do partido Forza Itália, fundado por ele quando decidiu entrar na política.
Em 2008, foi eleito para seu último mandato, que renunciou em 2011 após crise econômica na Itália. Ao longo da carreira na política sofreu uma série de investigações e foi condenado uma vez.
Trajetória no esporte
Berlusconi teve atuação de destaque no futebol italiano, presidindo o Milan de 1986 a 2017. Ao longo de mais de três décadas, ajudou o clube a conquistar títulos de destaque – entre eles, cinco edições da Liga dos Campeões da Europa.