A queda no número de bolsas de sangue no estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) chegou a 50% e já ameaça a realização de cirurgias eletivas no Estado. A suspeita é de que a baixa no abastecimento esteja relacionada com o surto de gripe, o volume de chuvas e as confraternizações do fim de ano.
De acordo com o diretor clínico do Hemoam, o médico hematologista Nelson Fraiji, a preocupação é ainda maior sobre a escassez de bolsas do grupo sanguíneo O, que representa mais da metade da população e, consequentemente, da demanda da rede de saúde.
“O sangue tipo O está relacionado à maioria dos procedimentos cirúrgicos marcados e também de emergência. A escassez dele é uma ameaça a esses procedimentos”, alertou o médico.
Fraiji fez um apelo a todas as pessoas saudáveis que podem doar sangue. “Precisamos das pessoas com saúde que possam vir ao Hemoam doar sangue e garantir a segurança da população. Esse é um momento crítico e precisamos do engajamento da sociedade”, disse.
Como doar
Para ser doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal.
As pessoas que tiveram sintomas gripais precisam aguardar sete dias após o desaparecimento de todos os sintomas. Caso haja ocorrência de febre, o prazo para doar sangue é adiado para 30 dias após os sintomas.
Na véspera de Ano Novo, 31/12, a coleta de sangue funcionará das 7h às 16h. No primeiro dia do ano, 1º/01, não haverá expediente.