Neste dia 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes. A data é feriado nacional em homenagem a Alferes Joaquim José da Silva Xavier, um dos personagens mais importantes da história do Brasil e um dos líderes da Inconfidência Mineira. Ele nasceu em 1746 em Minas Gerais e trabalhou como dentista profissão que lhe deu o apelido. Ele também foi soldado e minerador antes de se tornar um ativista político.
Tiradentes foi um dos líderes de um grupo de inconformados e sonhadores de Minas Gerais que decidiu peitar a Coroa, lutar pela liberdade e se levantar contra a opressão e cobrança de impostos do governo português. A série "Band nos 200 anos da Independência" resgata detalhes da Conjuração Mineira e da atuação do líder nas lutas.
A revolta não aconteceu de fato e terminou com a morte de Tiradentes, mas se tornou uma das mais importantes de nossa história.
Em 21 de janeiro de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro. Ele ainda foi decapitado e esquartejado por membros da Coroa Portuguesa. Os livros de história dizem que sua cabeça foi colocada em na praça central de Ouro Preto, em Minas Gerais, para ser vista como uma demonstração de força para evitar novas rebeliões.
Cabeça nunca foi encontrada
Após ser morto e esquartejado, Tiradentes teve as partes do corpo colocadas em locais por onde ele havia passado para falar de ideias de liberdade e pensamentos contra a coroa portuguesa.
O governo da época tomou essa atitude para impedir que evitar novos levantes. A cabeça de Tiradentes também foi colocada dentro de uma gaiola e presa em uma estaca na antiga Praça de Santa Quitéria, que hoje se chama Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto.
Mas tempos depois, a cabeça sumiu do local. Existes diversas histórias sobre o paradeiro da cabeça de Tiradentes. Há quem fale que ela está guardada em uma das dezenas de minas de ouro que existem em Ouro Preto. Outros dizem que um monge a roubou. Também há a teoria de que uma admiradora dele foi a responsável pelo sumiço.
Herói sem face
Tiradentes já foi retratado de diversas formas e não há um consenso em relação à sua real aparência. A historiadora explica que a República 'inventou' a representação de Tiradentes, que fazia alusão ao rosto de Jesus Cristo. Veja mais no vídeo abaixo.
Tiradentes foi propagador da liberdade
Da prisão a herói nacional
Tiradentes foi tropeiro, comerciante, minerador, farmacêutico e mais tarde seguiu a carreira militar. Virou um comandante da Patrulha do Caminho Novo, estrada que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Por onde passava tinha o respeito de todos.
Único executado
Por ser respeito e visto como um líder, a Coroa Portuguesa decidiu executá-lo para mostrar sua força e impedir novas rebeliões. A historiadora Heloisa Starling deu mais detalhes em entrevista ao Canal Livre. Assista abaixo.