A primeira lista de convocados da Seleção Brasileira em 2022 foi divulgada nesta quinta-feira, 13/1, pelo técnico Tite. A equipe terá dois jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no Catar em novembro. Os próximos jogos serão contra o Equador, no dia, 27/01, no estádio Casa Blanca, em Quito; e Paraguai, no dia 1º de fevereiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O destaque da lista é o desfalque do atacante Neymar, do Paris Saint-Germain (França), que se recupera de uma lesão no tornozelo. Outro é o retorno de Coutinho e Daniel Alves chamados pelo treinador.
A Seleção deve se apresenta direto em Quito, para o primeiro jogo e os jogadores vindos da Europa pegarão voo fretado pela CBF. O Brasil já está classificado para o Mundial deste ano, com cinco rodadas de antecedência e com um jogo a menos, devido à partida suspensa contra a Argentina, após agentes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) entrarem no campo para retirar quatro jogadores argentinos.
Brasil é líder isolado das Eliminatórias com 35 pontos. Os argentinos, também classificados, estão em segundo, com 29. Mais duas seleções sul-americanas podem ser classificadas diretamente para o Mundial e uma vai para a repescagem.
Convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Emerson (Tottenham-ING), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Alex Telles (Manchester United-ING);
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid-ESP), Gabriel Magalhães (Arsenal-ING), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING);
Meias: Bruno Guimarães (Lyon-FRA), Casemiro (Real Madrid-ESP), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING), Gerson (Olympique de Marselha-FRA), Everton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon-FRA) e Philippe Coutinho (Aston Villa-ING);
Atacantes: Antony (Ajax-HOL), Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Raphinha (Leeds United-ING) e Gabriel Barbosa (Flamengo)
Fabinho e Lucas Paquetá estão suspensos do jogo contra o Equador.
Veja abaixo a agenda da Seleção em 2022:
27/1 – Brasil x Equador, em Quito
1/2 – Brasil x Paraguai, no Mineirão
24/3 – Brasil x Chile, na Arena Fonte Nova
29/3 – Brasil x Bolívia, em La Paz
1/4 – Sorteio de grupos Copa do Mundo
Entre 31 de maio e 14 de junho – Três amistosos, com datas, locais e adversários a definir
Entre 19 e 27 de setembro – Dois amistosos, com datas, locais e adversários a definir
21/11 – Abertura da Copa do Mundo