Com o objetivo de elevar o número de pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 e garantir mais proteção no cenário de aumento de casos novos da doença, a Prefeitura de Manaus vai promover mais uma mega ação para intensificar a vacinação na capital.
A medida deve facilitar e incentivar o acesso da população às vacinas e vale para os próximos três dias, de quinta-feira, 7/7, a sábado, 9/7. Neste período de mobilização, pontos e horários de funcionamento serão incrementados para aumentar a capacidade de atendimento.
O número de pontos estratégicos de grande fluxo será aumentado para quatro, com reabertura do Centro de Convenções de Manaus a (Sambódromo), onde haverá vacinação exclusivamente em sistema drive thru.
Na quinta e na sexta-feira, o Sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques, ambos na zona Oeste, passam a funcionar das 9h até as 22h; já o Studio 5 Centro de Convenções, na zona sul, vai operar das 9h às 20h e o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h.
Nesses dois dias (quinta e sexta-feira), a vacina continua a ser oferecida em 81 unidades de saúde, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade. As de horário regular vão atender de 8h a 17h, as de pequeno porte, das 8h às 16h, e as de horário estendido de 8h às 20h.
No sábado, os quatro pontos estratégicos estarão abertos das 9h às 16h e 27 unidades de saúde, 17 a mais que as disponíveis tradicionalmente no fim de semana, abrirão das 8h às 16h.
Em todos pontos, que podem ser consultados pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19 e pelas redes sociais da Semsa, poderão ser atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos com a vacina contra a Covid-19 e também contra a influenza, destinada à população geral, acima de seis meses de idade.
A ação conta com o apoio do governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Com a intensificação, a prefeitura espera aumentar o número de pessoas vacinadas. O foco principal da Semsa é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose (primeiro reforço) e aumentar a quantidade de vacinados com a quarta dose (segundo reforço).
Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), atualizados na última segunda-feira, mostram que há aproximadamente 743 mil pessoas dentro do intervalo para receber a terceira dose e mais de 550 mil aptas a receber a quarta dose.
Além dessas, 206 mil pessoas ainda não tomaram nem mesmo a primeira dose e das mais de 1,8 milhão que iniciaram o esquema vacinal, 241 mil não voltaram para receber a segunda dose.