País – Na busca pelo corpo perfeito cada vez mais as famosas, como Virgínia Fonseca, Gracyanne Barbosa e Maíra Cardi, têm buscado novas técnicas que tragam uma barriga trincada, para isso, muitas vezes recorrem a métodos antigos. Recentemente, uma prática milenar do yoga, o vácuo abdominal, tem sido bastante utilizada para isso.
O que é o vácuo abdominal?
O vácuo abdominal, uma técnica presente no yoga ancestral, envolve o recolhimento do abdômen em direção à coluna vertebral, ativando os músculos profundos do core, como o transverso do abdômen através de um massageamento ativo das vísceras. Originalmente, era uma prática destinada a melhorar a postura, a respiração e a concentração durante as posturas de yoga.
Hoje, o vácuo abdominal continua a ser uma técnica importante no yoga, com benefícios que vão além da escola. Fortalece o core, estabiliza a coluna, melhora a digestão e tonifica os órgãos abdominais. Além disso, ajuda a desenvolver uma consciência corporal mais profunda e pode aliviar dores nas costas.
Vácuo abdominal emagrece?
De acordo com o professor de yoga, naturopata e entusiasta por saúde, sono e bem estar, Ravi Kaiut, o vácuo abdominal não pode ser usado isoladamente apenas para fins estéticos.
“O vácuo abdominal é uma técnica que originalmente busca a realização de uma massagem ativa das vísceras através de contrações musculares, o que traz diversos benefícios como o fortalecimento da musculatura do abdômen, melhora das funções digestivas, postura, cólicas e dores na coluna. O emagrecimento vem como resultado de uma melhora muito mais profunda na saúde que gera consequências, como a regulação do peso”.
“Os benefícios estéticos são apenas uma pequena parte de todos os benefícios que essa técnica, que originalmente é de massageamento abdominal, traz, por isso, vale a pena conhecer melhor a técnica para além do emagrecimento”, ressalta Ravi Kaiut.