O Starship, considerado a nave mais poderosa já construída, explodiu no ar após decolar nesta quinta-feira (20/4).
A espaçonave da SpaceX saiu com sucesso da base de lançamentos da SpaceX no Texas (EUA), o que era o principal objetivo do time de engenheiros da empresa de Elon Musk, mas teve problemas de saparação de estágios cerca de 4 minutos após a decolagem.
Apesar disso, segundo a companhia, dados importantes puderam ser coletados a partir do primeiro teste e o resultado final é positivo.
Uma outra tentativa de lançamento estava agendada para a última segunda-feira (17/4), mas o evento foi cancelado devido a problemas técnicos poucos minutos antes do lançamento.
Assista o lançamento e explosão
Explosão
Uma grande nuvem de fumaça foi vista no céu apenas alguns minutos após o Starship sair da base no Texas. A empresa ainda não informou os motivos da explosão.
A SpaceX afirma que os principais objetivos da missão eram coletar dados testar a capacidade do foguete decolar, mas o incidente interrompeu outros processos programados para acontecer durante o lançamento no dia de hoje, como atingir a órbita da Terra.
O que é o Starship?
É o novo foguete da SpaceX projetado para levar tripulantes a lugares como a Lua e Marte;
É capaz de acionar 31 motores de foguete ao mesmo tempo, gerando o equivalente a 7 mil toneladas de empuxo — mais do que o dobro dos foguetes Saturn V, usados pelos astronautas das missões Apollo à Lua;
Ele tem 120 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas;
O projeto é totalmente reutilizável, o que promete reduzir custos, segundo a empresa desenvolvedora.