Iranduba (AM) – Dois homens ficaram feridos após um avião de pequeno porte cair no Rio Negro, em Iranduba (AM), na manhã do último domingo (4). O acidente ocorreu durante manobras em baixa altitude próximo da Vila de Paricatuba, e vídeos do ocorrido foram feitos por pessoas na Vila de Paricatuba, próximo à Ponte sobre o Rio Negro.
De acordo com o relato de testemunhas, duas aeronaves anfíbias do modelo Petrel LS voavam em baixa altitude sobre o rio. Enquanto o primeiro avião pousou normalmente, o segundo, ao tentar realizar uma manobra de curva para aterrissagem, bateu uma das asas na superfície da água e tombou.
O arquiteto Fernando Araújo, que pilotava um jet ski no momento, testemunhou a queda e auxiliou no resgate inicial. De acordo com ele, a aeronave já havia tocado a água duas vezes antes de tentar a manobra que resultou no acidente. O piloto e o passageiro foram retirados da água com a ajuda de funcionários que operavam um veículo aquático no local.
As vítimas, identificadas apenas como Messias e Sardiz, sofreram apenas escoriações leves pelo corpo. O comandante da aeronave apresentava estado de choque e precisou ser acalmado pelos socorristas, enquanto o tripulante mais jovem conseguiu solicitar apoio por telefone. Ambos receberam os primeiros atendimentos ainda na praia, nas proximidades de um estabelecimento de café da manhã local.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) enviou cinco militares e duas viaturas para a ocorrência, mas, ao chegarem, confirmaram que as vítimas já haviam sido socorridas. Após uma vistoria técnica, a equipe garantiu que não havia riscos imediatos ou necessidade de intervenções adicionais na área.
As causas exatas do incidente deverão ser apuradas pelos órgãos responsáveis.
Veja vídeos







