A Fifa anunciou nesta quarta-feira (7) uma punição à Associação de Futebol da Sérvia após a exibição de uma bandeira no vestiário do jogo contra o Brasil, em 24 de novembro, pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
As duas equipes se enfrentaram no Estádio Icônico de Lusail pela primeira rodada do Grupo G. Na ocasião, o Brasil venceu por 2 a 0, graças a dois gols de Richarlison.
Antes do jogo, uma bandeira foi aberta no vestiário da Sérvia, com a expressão “sem rendição” e o mapa da Sérvia sobre o de Kosovo. A região do Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas a declaração não é reconhecida por um grande número de países – entre eles, o Brasil.
Pela exibição da bandeira, a Fifa multou a Sérvia em 20 mil francos suíços – o equivalente a R$ 111.456,00 em valores atuais.
“A Associação de Futebol da Sérvia foi multada em 20 mil francos suíços por violações relacionadas ao artigo 11 do Código Disciplinar da Fifa e ao artigo 4 do Regulamento da Copa do Mundo 2022 da Fifa, em relação a uma bandeira exibida em seu vestiário na ocasião da partida Brasil x Sérvia em 24 de novembro”, anunciou a entidade.