Em funcionamento desde outubro, a unidade móvel de castração de cães e gatos, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizou mais de 1,8 mil procedimentos, no ano de 2021. Todas as cirurgias são disponibilizadas de forma gratuita. Mais de 20 mil pessoas já fizeram solicitações para agendar o serviço, via Disque Castração. Para 2022, a solicitação deverá ser feita pela internet: AQUI.
Os tutores de pet que já solicitaram o serviço em 2021, via Disque Castração, continuam a ser atendidos em 2022, por ordem de solicitação.
O castramóvel atende todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. Em seu primeiro mês de atuação foram realizados 533 procedimentos. Em novembro, o número aumentou para 566. Já em dezembro, foram 798, totalizando 1.897 castrações já realizadas desde a inauguração da unidade.
Conforme levantamento feito pela Sema Amazonas, 1.282 castrações foram realizadas em gatos, enquanto o restante, 615, foram feitas em cães. Quanto aos gatos, 691 procedimentos contemplaram fêmeas e 591 machos. A respeito dos cães, as fêmeas também foram maioria: 364 castrações em cadelas, contra 251 em cachorros.
Na Secretaria, o trabalho é conduzido pela Assessoria de Bem-Estar Animal e Fauna Doméstica (Assbea), inserida pela primeira vez no escopo de atividades da pasta no ano de 2020. As castrações ganharam o reforço de 22 veterinários contratados via edital de seleção.
A entrega do primeiro castramóvel do Governo do Amazonas faz parte da construção da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica, que é executada com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB), com supervisão técnica da Sema Amazonas.
Funcionamento
Os procedimentos de castração de cães e gatos ocorrem todos os dias, de 9h às 17h, no castramóvel, que está estacionado na sede da Sema, na avenida Mário Ypiranga, 3.280, no bairro Flores, entre a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Universidade Paulista (Unip).
São realizadas, em média, 40 castrações por dia – 20 pela manhã e 20 pela tarde. Os tutores agendados pela manhã devem comparecer ao castramóvel até às 8h30, enquanto aqueles que estão agendados pela tarde podem chegar até 13h, para a triagem dos animais e o preenchimento dos formulários para o início do procedimento.
Atrasos não serão tolerados, de forma que o agendamento é imediatamente cancelado, dando-se prioridade ao próximo da lista de espera.