A capital amazonense amanheceu com uma intensa chuva nesta segunda-feira, 17/01. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou que choveu aproximadamente 80 milímetros, com maior índice pluviométrico na zona Norte da capital.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, 96 ocorrências foram registradas causadas pelo fenômeno natural. A maior causa de atendimentos foram os alagamentos, somando mais de 35 registros pela Central 199.
Entre as ocorrências registradas de deslizamentos, dois tiveram vítimas fatais, ambas na zona Norte, sendo uma no bairro Cidade Nova e outra na comunidade Fazendinha. A Defesa Civil esteve no local atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Amazonas, que realizou a retirada das vítimas.
As famílias também estão sendo atendidas pela equipe de serviço social e psicológico da Casa Militar, para que possam ter a rede de apoio social da prefeitura.
Trânsito
O sistema de monitoramento de trânsito e transporte registrou, durante as fortes chuvas, mais de 28 episódios, sendo seis de acidentes com danos materiais e dois com vítimas lesionadas e um com uma vítima fatal, na avenida Noel Nutels, onde um ciclista colidiu com um poste.