A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia oficialmente, nesta segunda-feira, 4/10, a Campanha Nacional de Multivacinação 2021, que segue até o próximo dia 30 de outubro, em todas as salas de vacinação da rede municipal.
De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o objetivo é promover a atualização vacinal dos públicos de todas as idades e melhorar a cobertura das vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação.
“Temos todas as vacinas indicadas para todos os públicos e idades, em todas as salas da rede. Orientamos os pais e responsáveis que levem as crianças aos nossos locais, juntamente com o cartão de vacinação. Eles serão analisados por nossos técnicos e, se for necessário, será atualizado na hora”, explica Shádia.
Crianças e adolescentes são prioridade
O público-alvo são crianças, desde as recém-nascidas, até os adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Adultos que estejam com o cartão de vacinas em atraso também poderão receber as vacinas. Por se tratar de atualização, não há estimativa do quantitativo de pessoas que poderão ser vacinadas.
Vacinas disponíveis
A campanha de multivacinação vai oferecer, para crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias, as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VOP e VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A, DTP, Varicela e Influenza.
Para as crianças de 7 anos a 14 anos, estarão disponíveis as vacinas Hepatite B, DT, Febre Amarela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY (11 e 12 anos), HPV Quadrivalente (para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, dTpa (para gestantes) e Influenza.
No caso dos adultos, as vacinas que poderão ser atualizadas são Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola.
A lista com os endereços das salas de vacina da rede municipal pode ser consultada no link https://bit.ly/3uN0z4t.