Manaus (AM) – No Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o e-Título tem se tornado um grande aliado do eleitor, no sentido de facilitar o acesso aos serviços eleitorais. O aplicativo oficial da Justiça Eleitoral substitui o título de eleitor em papel e reúne, no celular, várias funções que antes exigiam ida ao cartório eleitoral. Gratuito e disponível para smartphones e tablets, o e-Título pode ser utilizado por eleitores com situação regular ou suspensa, tornando o atendimento mais rápido e prático.
De acordo com o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral do TRE-AM, Rômulo Máximo, o uso do e-Título traz mais segurança, já que o aplicativo exige senha e autenticação, o que reduz riscos. “Não há o perigo de perda do documento, como ocorre com o título em papel, pois ele pode ser acessado a qualquer momento”, explica, Rômulo, acrescentando que, para quem já tem biometria cadastrada, o e-Título mostra a foto do eleitor, e o próprio celular pode ser usado como documento no dia da votação.
Praticidade
O aplicativo também permite a consulta ao local de votação, com informações sobre zona, seção e endereço, além de um mapa com a localização do local. “O eleitor consegue verificar onde vai votar e resolver diversas demandas sem precisar se deslocar até um posto de atendimento”, pontua Rômulo. Além disso, o e-Título possibilita a emissão de certidões e declarações, o pagamento de multas e a verificação da situação cadastral, reduzindo significativamente a necessidade de atendimento presencial.
A comodidade e a praticidade são reconhecidas também pelos eleitores. Durante atendimento na Central de Atendimento ao Eleitor (Cate), a técnica de enfermagem, Karine Coimbra, que esteve no local para atualizar a biometria, destacou que o aplicativo facilita a vida por concentrar os serviços no celular, evitando a necessidade de ir ao cartório.
Ao saber que, com a biometria cadastrada, o e-Título pode ser usado como documento oficial no dia da eleição, ela comemorou: “temos tudo na palma da mão”. Karine reforçou ainda que o aplicativo incentiva mais pessoas a manterem a situação eleitoral em dia, principalmente pela praticidade.
O TRE-AM orienta que o eleitor baixe ou atualize o aplicativo com antecedência, lembrando que o primeiro acesso exige conexão com a internet. Após o login inicial, o e-Título pode ser utilizado normalmente, mesmo sem acesso à rede.







