O cartunista Angeli, de 65 anos, anuncia a aposentadoria e decide encerrar a carreira após o diagnóstico de afasia progressiva primária. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 20/4, pelo jornal "Folha de S. Paulo", onde o ilustrador trabalhava. Ele começou a colaborar com o diário paulista em 1973.
A doença neurodegenerativa prejudica a comunicação e a compreensão da realidade. Com a evolução da doença, o paciente pode ficar impossibilitado de se expressar de maneira verbal ou corporal.
De acordo com a esposa de Angeli, a condição do cartunista piorou no último mês e “ficou um pouco mais pesada”. Carolina Guaycuru disse ainda que Angeli “encerra a vida como cartunista, mas não como artista”.
Angeli começou na Folha na década de 70 com a tira diária “Chiclete com Banana” e lançou personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos.
A família prepara o lançamento de um livro reunindo a obra de Angeli dos últimos 50 anos.
A causa mais comum do comprometimento cerebral, de acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é o AVC. Mas outros motivos podem levar à doença, como um traumatismo cranioencefálico, tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e algumas demências.
A condição médica teve repercussão no último mês após o ator americano Bruce Wills anunciar a aposentadoria do cinema pelo mesmo motivo. Ele é dois anos mais velho que Angeli.