Milton Nascimento, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), completa 80 anos nesta quarta-feira (26). Claro, a Band não poderia deixar de homenagear este ícone da nossa cultura.
Milton cresceu numa família musical. Aos quatro anos, aprendeu a cantar com a mãe. Aos 13, apresentou-se em público pela primeira vez. Depois de 67 anos, ele segue na estrada pela última vez. A turnê de despedida se encerra no dia 13 de novembro no Estádio do Mineirão.
O Mineirão é um local mais que simbólico, já que a música de Milton está associada, de forma eterna, a Minas Gerais. Foi na capital, Belo Horizonte, que ele se juntou a outros artistas para formar o “Clube da Esquina”.
A experiência colocou o Milton em conexão com o jazz, a mistura rica que fez o mineiro ganhar fama no exterior.
Milton teve participação ativa em movimentos sociais. A música “Coração de Estudante” virou um hino das “Diretas Já”, um sopro de esperança num momento importante para a democracia brasileira contra a ditadura militar.
Milton chega aos 80 anos a menos de um mês do último show e com muito a se orgulhar. Os 43 discos gravados imortalizam a carreira única e a voz doce e serena.