A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está investigando dois novos casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox), no Amazonas.
De acordo com a SES-AM, as novas pacientes são mulheres, uma de 26 e outra de 31 anos. Os casos foram notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde.
As pacientes apresentam sintomas de dor no corpo, febre, fotossensibilidade, dor de garganta e pústulas, segundo a secretaria.
Primeiro caso
Na última sexta-feira, 1/7, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) informou que atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox. Material biológico do paciente foi coletado para a realização de mais exames, não havendo ainda resultado conclusivo e estando o caso em investigação.
O paciente jovem, sem comorbidades, foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológica e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.