Manaus (AM) – Com a chegada das festas de fim de ano, bares e restaurantes em todo o Brasil se organizam para aproveitar um dos períodos mais lucrativos do setor. De acordo com um levantamento da Abrasel, o faturamento dos estabelecimentos deve crescer cerca de 20% em dezembro, quando comparado a um mês comum.
Outro estudo feito pela entidade também mostrou que, em relação ao mesmo período de 2023, 78% dos empresários esperam aumentar o faturamento. O pagamento do 13º salário e o maior fluxo de clientes, impulsionado pelas férias escolares e confraternizações, são os principais fatores por trás desse otimismo.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o período representa uma oportunidade crucial para muitos negócios. “Embora 62% dos bares e restaurantes ainda operem sem fazer lucro, o fim de ano traz a chance de reequilibrar as finanças e reduzir prejuízos acumulados. É uma época em que o esforço conjunto de empresários e equipes pode fazer toda a diferença para virar o jogo”, explica.
Alta na demanda impulsiona contratações
Para lidar com o aumento na demanda, 40% dos empreendedores pretendem reforçar suas equipes em dezembro, conforme apontou a pesquisa da Abrasel. Com a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, os empresários estão adotando diversas estratégias.
Ainda de acordo com a pesquisa, 26% dos que planejam contratar afirmaram que estão investindo em cursos e treinamentos para capacitar suas equipes, enquanto 23% planejam oferecer salários acima da média do mercado para se destacar na atração de profissionais.
Foco na experiência do cliente
Além das contratações, os preparativos incluem promoções temáticas, menus exclusivos e decoração especial, a fim de proporcionar uma boa experiência aos consumidores.
Essas ações, focadas na experiência do público, vão além da busca por maior faturamento no período festivo. Empresários do setor enxergam o fim de ano como uma oportunidade de criar vínculos com os consumidores, garantindo que eles retornem em outras datas.
“Ao priorizar a fidelização, os restaurantes têm a chance de iniciar 2025 com uma base de clientes mais sólida, capaz de sustentar o negócio mesmo fora de períodos sazonais. Esse planejamento estratégico reforça a estabilidade e a lucratividade dos estabelecimentos, reduzindo a dependência de datas comemorativas para manter o fluxo de caixa”, explica Solmucci.