As duas noites do Boi Manaus, no Sambódromo, reuniram aproximadamente 10 mil pessoas. As comemorações dos 352 anos de Manaus iniciaram na noite de sexta-feira, 22/10, e encerraram na madrugada deste domingo, 24/10. À meia-noite foi cantado o tradicional “parabéns” à cidade, pelo aniversário, com a presença do prefeito David Almeida.
“Manaus vive uma realidade diferente. Esse é um evento-teste e já está aprovado. Quero aqui fazer uma convocação para todos. Se você conhece pessoas que tomaram a primeira dose da vacina e ainda não voltaram para a segunda dose, incentive que ela vá completar o seu processo vacinal. São 280 mil pessoas que não voltaram para a segunda dose. Se essas pessoas voltarem para tomar a vacina, muito em breve, estaremos sem as máscaras em lugares abertos. Muito em breve, anunciaremos o Réveillon de Manaus e o Carnaval”, afirmou o prefeito.
Medidas de prevenção
O cuidado com a saúde do público do “Boi Manaus” recebeu atenção especial da coordenação do evento. Desde a primeira noite da festa, no dia 22/10, cerca de 500 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão atuando na fiscalização dos serviços e orientação ao público.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, explica que todas as ações foram definidas de forma a garantir a segurança sanitária durante o evento. “Essa foi uma das principais orientações do prefeito David Almeida, para a realização do ‘Boi Manaus’, que todos os cuidados fossem providenciados para prevenirmos quaisquer tipos de complicações sanitárias, principalmente com a verificação vacinal dos participantes. E assim nossos técnicos estão trabalhando desde a sexta-feira”, destaca.
Evento
A programação da segunda noite do Boi Manaus contou com a participação de 13 artistas locais. Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, o avanço da vacinação está possibilitando, não apenas a volta dos eventos, mas, também, a redução dos impactos negativos do confinamento, durante a pandemia, na saúde mental da população.
Nas duas noites de evento, 22 e 23, aproximadamente dez mil pessoas, entre participantes do evento e equipes técnicas dos músicos que se apresentaram passaram pelo sambódromo. Todos com o esquema vacinal das duas doses ou dose única contra a Covid-19.