O pagamento de taxas, tarifas ou depósito antecipado para obter o empréstimo de forma mais rápida é objeto de diversos golpes. Em razão disso, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) dá dicas de como evitar esse tipo de situação, que surge em momentos oportunos e alerta para que os consumidores estejam sempre atentos.
O delegado Eduardo Paixão, titular da unidade especializada, esclareceu que os infratores induzem as vítimas a depositar determinada quantia em dinheiro, sob vários pretextos, para que o crédito seja liberado em conta.
“Eles induzem as vítimas ao erro e exigem pressa no depósito antecipado, tudo para que o consumidor não tenha tempo de pensar no golpe, fazendo com que a pessoa acredite que terá um empréstimo mais rápido ou descomplicado ou uma carta de consórcio em tempo recorde, mesmo com restrições no nome”, afirma o titular.
A autoridade policial informou ainda que as pessoas devem desconfiar sempre se a empresa é verdadeira, bem como evitar enviar documentos por meio de redes sociais ou telefone e não efetuar depósitos antecipados para liberação do empréstimo.
“Busque por instituições bancárias reconhecidas e registradas no Banco Central do Brasil, nunca aquelas pequenas empresas terceirizadas que declaram ser parceiras de bancos. Para verificar a veracidade do documento da terceirizada, procure diretamente o banco e confirme”, explicou o delegado.
De acordo com o delegado, o consumidor deve atentar a quatro pontos:
1) Sobre a instituição financeira: pesquise se a instituição financeira possui um CNPJ novo ou recente. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp e consultar gratuitamente o comprovante de inscrição e de situação cadastral;
2) Depósitos para Pessoas Físicas (PF): quando se tratar de um empréstimo de uma empresa, nunca faça depósitos para Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os depósitos devem ser feitos na conta da empresa contratante com CNPJ;
3) Compartilhamento de dados: não compartilhe dados, documentos em fotos por redes sociais. Opte por uma empresa verídica, recomendada por alguém que já teve uma boa experiência no local, e que tenha um endereço físico e reconhecido em Manaus;
4) Número de processos contra a empresa e proprietários na justiça: consulte o nome completo da empresa e também dos sócios, verificando se existem processos no site do Poder Judiciário do Amazonas: https://consultasaj.tjam.jus.br, para não ser mais uma vítima.
Registro de ocorrência
Eduardo Paixão ressaltou que o consumidor afetado por esse golpe pode comparecer à Decon, trazendo o máximo de provas, mensagens, áudios e comprovantes de quem recebeu a quantia, para que as equipes policiais tenham êxito em punir criminalmente os responsáveis. Para recuperar o prejuízo financeiro, a vítima deve demandar na justiça cível.
As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Podem ainda ser formalizadas na Decon, situada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.