País – O arroz soltinho é item obrigatório na mesa da família brasileira! E vamos combinar que é uma das primeiras receitas a se aprender dentro da cozinha, não é mesmo? Ainda que o prato seja simples, existe um truque para que ele fique perfeito. Vamos aprender?
Qual o segredo para deixar o arroz soltinho?
Quem não ama um arroz soltinho? Esse acompanhamento vai-com-tudo é delicioso e pode compor o prato ao lado de uma carne assada, legumes grelhados ou purê de batata. O importante é que ele esteja bem soltinho, leve e saboroso!
O segredo para o arroz soltinho? Limão — isso mesmo que você leu! Segundo o culinarista Flavio Fukuda, convidado do The Chef com Edu Guedes de quinta-feira (13), algumas gotinhas de um ingrediente cítrico, como vinagre ou a fruta citada acima, são o suficiente. “A acidez evita que o amido se desprenda do grão de arroz, deixando ele soltinho. Não fica ‘carnavalesco’, em blocos”, brinca o chef.
Claro que é é importante escolher o tipo certo de grão também. O arroz branco de grão longo, como o arroz agulhinha, é ideal para essa preparação, pois ele tem menos amido e tende a ficar mais solto após o cozimento.
Por fim, lembre-se da proporção correta de água: a regra básica é utilizar a medida de 1,5 a 2 partes de água para cada parte de arroz. Por exemplo, se você estiver cozinhando uma xícara de arroz, adicione de 1,5 a 2 xícaras de água. Combinado?
Assista: