Band AM
Facebook Instagram Twitter-square
Band AM
  • HOME
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • MUNDO
  • VÍDEOS
  • HOME
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • MUNDO
  • VÍDEOS
  • HOME
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • MUNDO
  • VÍDEOS
  • HOME
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES
  • CULTURA
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • ENTRETENIMENTO
  • MUNDO
  • VÍDEOS
https://www.youtube.com/@bandamazonas13/featured https://www.youtube.com/@bandamazonas13/featured https://www.youtube.com/@bandamazonas13/featured
Home ECONOMIA

Vendas do comércio no Natal superaram Black Friday em Manaus, aponta pesquisa

Redação Band por Redação Band
8 de janeiro de 2024
em ECONOMIA
Tempo de leitura: 3
0
Vendas do comércio no Natal superaram Black Friday em Manaus, aponta pesquisa
30
VISUALIZAÇÃO

Manaus (AM) – O comércio varejista de Manaus apresentou resultados positivos nas vendas durante a Black Friday e o Natal 2023. É o que revela a Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada pela Fecomércio AM, por meio do Instituto de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam). O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 27 de dezembro e abordou 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade (57%), no centro (34%) e nos bairros (9%).

Durante a Black Friday, 37% dos entrevistados disseram que houve aumento nas vendas este ano. Destas 108 empresas que apresentaram aumento, para 41% o aumento foi de até 10%, seguidos por 43% dos respondentes que afirmaram aumento entre 11% e 35% e 10% confirmaram aumento entre 36% a 49%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apenas 6% tiveram um aumento de vendas superior a 50%.

Já no Natal, 46% dos entrevistados responderam que houve aumento nas vendas. Destas 135 empresas que registraram aumento nas vendas, o incremento ficou entre 11% e 35% (44% das respostas), até 10% de aumento foi relatado por 40% dos entrevistados. Já para 10% das empresas entrevistadas, o faturamento aumentou entre 36% e 49% e apenas 6% dos empresários relataram aumento na receita superior a 50%. A pesquisa revela, ainda, que o estoque das lojas para este Natal estava maior, em relação ao mesmo período do ano passado, para 48% dos entrevistados. E para 40%, o estoque se manteve igual ao Natal de 2022.

Segundo o levantamento, dentre os principais segmentos que apresentaram resultados positivos, destacam-se os eletrodomésticos, setor de beleza, vestuário, calçados, artigos eletrônicos, cosméticos e perfumaria e supermercados.

 

Pagamento

O levantamento junto às empresas de pequeno, médio e grande porte mostra que o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo a 57% das respostas, seguido por pagamento à vista (Pix, dinheiro, transferência bancária, etc) com 31%. Para 9% das empresas, o cartão de débito foi a forma de pagamento mais utilizada, seguido por 3% que utilizaram crediário/carnê ou cartão da própria loja.

O valor médio de compras no Natal bateu recorde entre as principais datas comemorativas que movimentaram o comércio no ano passado. No comparativo estão: Natal, com valor médio por cliente de R$ 396,44; Black Friday, com R$ 359,42; Dia das Mães, com R$ 209,05; Dia das Crianças, com R$ 173,91; Dia dos Pais, com R$ 154,60; e Dia dos Namorados, com R$ 146,71.

Vale destacar que na Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor, aplicada pelo Ifpeam dois meses antes da Black Friday, os consumidores foram indagados sobre a pretensão de gastos. Do total de 950 entrevistados, a maioria expressiva, correspondente a 58%, manifestou a intenção de desembolsar entre R$ 151,00 e R$ 400,00 com presentes. Este dado mostrou-se preciso, conforme revela o resultado da Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada após a data comemorativa.

 

Pesquisa disponível

O levantamento completo com outras informações como contratação de mão de obra para o final do ano, atrativos utilizados para as vendas, e opinião dos empresários sobre a atual situação econômica no Amazonas, pode ser conferido na íntegra e de forma gratuita, acessando: www.fecomercio-am.org.br.

Tags: economia

Leia também

Grupo varejista de Manaus faz mutirão de empregabilidade e recebe currículos
DESTAQUE

Grupo varejista de Manaus faz mutirão de empregabilidade e recebe currículos

20 de junho de 2025
Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda
BRASIL

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

16 de junho de 2025
Feiras de Produtos Regionais da ADS terão programação alterada nesta semana devido ao feriado nacional
CIDADES

Feiras de Produtos Regionais da ADS terão programação alterada nesta semana devido ao feriado nacional

16 de junho de 2025
Feira
CIDADES

ADS divulga programação das Feiras de Produtos Regionais desta semana

10 de junho de 2025
Etanol
DESTAQUE

Amazonense paga o litro de Etanol com o preço médio mais caro do país

2 de junho de 2025
PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre deste ano
DESTAQUE

PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre deste ano

30 de maio de 2025
Ver mais

MAIS LIDAS

  • Anime Jungle Party celebra 20 anos com programação especial

    Anime Jungle Party celebra 20 anos com programação especial

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Homem morre ao se jogar do viaduto Rei Pelé durante suposta perseguição

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • PG Split League of Legends: torneio movimenta cenário gamer em Manaus

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
https://www.youtube.com/@bandamazonas13/featured https://www.youtube.com/@bandamazonas13/featured https://www.youtube.com/@bandamazonas13/featured

Siga-nos

FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados - Band Amazonas
Av. André Araújo, 1981 - Aleixo, Manaus - AM, 69060-000

plugins premium WordPress
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contato
  • Portal

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.