Manaus – A capital amazonense iniciou esta segunda-feira (29) sob chuva intensa, acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. Logo nas primeiras horas da manhã, a precipitação já causava impactos, com relatos de lentidão no trânsito e problemas pontuais como quedas de energia e instabilidade nos serviços de internet.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade deve persistir. A previsão indica continuidade das pancadas de chuva ao longo do dia, podendo acumular até 17 milímetros. As temperaturas devem ficar entre 24∘C e 33∘C, com a umidade relativa do ar variando significativamente: 95% pela manhã e 55% à tarde. Embora o sol possa aparecer timidamente, o Inmet mantém a previsão de instabilidade climática.
A Defesa Civil emitiu um alerta de chuva intensa (nível moderado) para a Manaus, Iranduba, Manacapuru e Manaquiri, orientando a população a evitar deslocamentos em regiões propensas a alagamentos e deslizamentos.
Segundo o órgão, a análise do radar meteorológico de Manaus (CENSIPAM) indica a presença de nuvens de chuva sobre a região metropolitana e município adjacentes, com possibilidades de pancadas de intensidade moderada a forte. Também há chance de descargas elétricas e rajadas de vento, incluindo risco de alagamentos, enxurradas e inundações.







